Eu já estou no Glitch.com, e você?

Glitch
@rogeriopradoj no Glitch.com


Mas o que é o Glitch?

Glitch is the friendly community where you'll build the app of your dreams

Esse site, plataforma ou serviço pode ser definido de diversas formas, mas, em resumo é o que eles mesmos se auto-entitulam no "About" deles: o Glitch é uma comunidade amigável onde você pode construir o aplicativo dos seus sonhos!

Criado pela Fog Creek, bastante conhecida por ser a criadora do Trello e co-criadora do Stack Overflow (esse eu nem sabia!), é uma ferramenta super interessante para trabalhar online num código seja de forma individual ou.

Como conheci a plataforma

Foi na época que estava buscando formas de deixar a aplicação HoroFinder como PWA - Progressive Web App, conseguindo trabalhar offline mesmo sendo um webapp, que cai sem querer no Glitch.com. Na explicação da ferramenta Workbox do Google para uso com Webpack, tinha lá o exemplo de código usando o Glitch.

Workbox
Workbox - JavaScript Libraries for adding offline support to web apps

E depois que entrei nele, hehe, não consegui sair mais!

Na época, FEV/2018, eles tinha lançado um cursinho básico de React, num formato bem diferente de outros que já tinha visto: vídeos, mão-na-massa, editor de código/ide tudo bem integrado e leve. Não tinha como não gostar!

E como funciona o Glitch?

Aqui é quase uma tradução livre do https://glitch.com/about/, vamos lá:

Comece fazendo um Remix

Glitch - Start by remixing
Start by remixing

Você não precisa começar do zero! Faça o Remix de um app completo e funcional, personalizando-o para suas necessidades, ou se baseie nos frameworks de desenvolvimento mais poderosos e populares.

Colaboração de verdade

Glitch - Real collaboration
Real collaboration

Não é necessário nenhum controle de versão complicado - o editor embutido deixa você, e qualquer um que você você convidar, editar todo o código de uma vez e desfazer os erros assim que eles aparecerem. É muito parecido com trabalhar juntos no Google Docs.

O Glitch é para todos

Glitch - Glitch is for everyone
Glitch is for everyone

Muitas ferramentas de desenvolvimento colocam grandes obstáculos na frente sua criativade pois empurram toneladas de configurações, funcionalidades confusas e complicadas, ou deixando idiotas se espalharem na comunidade. No Glitch, o tapete vermelho é estendido para receber bem criadores como nós!

Apesar de ser divertido, não é apenas um brinquedo

Glitch - It's fun, but it's not a toy
It's fun, but it's not a toy

O Glitch não é uma versão "idiotizada" de um ambiente de desenvolvimento real - seu aplicativo Glitch roda exatamente na mesma infraestrutura de cloud e com o motor de Node.js que os melhores desenvolvedores usam para rodar suas aplicações. Eles só deixaram as coisas fáceis para começar.

Enquanto você trabalha com o Glitch, eles tratam de atualizar os servidores no background sem ruídos. Não existe processo de deployment ou provisionamento de servidores - tudo acontece automaticamente.

Feito por uma empresa que se importa com você

Glitch - Built by a company that gives a damn
Built by a company that gives a damn

Ele é feito pela Fog Creek Software. Eles estão no mercado desde 2000 como uma das mais influentes pequenas empresas de tecnologia do mundo. No passado, a equipe deles inventou o Trello para ajudar a gerenciar projetos, co-criaram o Stack Overflow para responder qualquer dúvida que um desenvolvedor possa ter, e construíram o FogBugz, pioneiro em bug-tracking.

O Glitch é parte desse legado, sendo construído em cima de tudo que eles aprenderam para ajudar qualquer um a construir o app dos seus sonhos.

E tem embed? Uhull!

Parte bem legal é que os projetos feitos podem ser publicados como Embed, ou seja, coloca no seu blog, hotsite, página da empresa, enfim, em qualquer lugar que aceite um HTML/IFRAME!

Esse aqui é meu projeto rodando por lá referente ao curso de React:

Modo pessoal e modo comunidade - Glitch for Platforms

Além do modo pessoal, existe um formato onde onde grupos ou empresas que querem aproveitar o Glitch (que, provalmente, todos os programadores adoram e deve virar febre logo logo) e querem melhorar a adoção, por exemplo, de suas APIs publicadas.

No Glitch for Platforms são fornecidos alguns planos, um deles gratuito (chamado de Community), com funcionalidades que podem ser bem interessantes para uma organização engajar pessoas em torno de seus projetos.

Glitch for Platforms - Pricing
Glitch for Platforms - Pricing

Considerações finais

Acho mesmo que vale a pena conhecer a plataforma! Seja você desenvolvedor há bastante tempo, ou entrando na área agora, poder conhecer a plataforma bem agora no início é uma experiência muito muito interessante, e acredito verdadeiramente que ela vá viralizar!

Então é isso aí, pessoal, se quiser me encontrar por lá, https://glitch.com/@rogeriopradoj. E você, já utiliza o Glitch também? Conta aí nos comentários!


Este artigo foi publicado originalmente em RogerioPradoJ.com.