Este artigo é todo baseado na página LABHR - Let's All Build A Hat Rack disponível em https://labhr.github.io/.


*Se quiser saber mais sobre como contribuir com projetos open source, veja o artigo #30contribs - Cheguei nos 30! E quero de presente Pull Requests e contribuições para projetos open source e da comunidade!


Olá pessoal, tudo certinho?

Acho que vocês já sabiam que para contribuir para projetos open source e para a comunidade de desenvolvimento você não precisa apenas ir para código fonte, não é mesmo? Tem como ajudar com documentação dos projetos, tradução, divulgação, utilização e reportagem de erros e bugs etc. Bacana demais, né!

E como que os mantenedores de projeto podem valorizar todos esses contribuidores, seja os que mexeram com código diretamente ou todos os outros que são muitos também?

É aí que entra em cena a iniciativa LABHR, Let's All Build A Hat Rack!

labhr logo Fonte: https://github.com/LABHR

A iniciativa LAHBR busca valorizar todos que trabalhar com as contribuições além do código e permitir que os mantenedores dos projetos agradeçam!

Origens

O LABHR começou como uma ideia de Leslie Hawthorn, que evangelizava sobre como agradecer de forma aberta as pessoas tanto via mídias sociais quanto por meio de recomendações por escrito.

Aí a ideia foi ampliada pela Katie McLaughlin com o trabalho de automatização desse processo no GitHub.

Projetos

Você pode automatizar essa descoberta dos contribuidores para agradecer pelo trabalho em projetos FOSS (Free and Open-Source Software) usando uma das ferramentas do LABHR:

  • hatrack - buscador web de contribuições "non-code" + "code" no GitHub
  • octohatrack - buscador python de linha de comando de contribuições "non-code" + "code" no GitHub
  • stackoverflow hat rack - veja os usuários mais ativos de uma tag específica no StackOverflow
  • wikipedia hat rack - veja os contribuidores de uma página da Wikipedia

Artigos

Em inglês

Em português

Palestras

Evangelistas

Outros apoiadores

  • eu
  • você ;-)

Além do LABHR

Foi criado também um projeto no GitHub, do Kent C. Dodds, chamado github://kentcdodds/all-contributors e a chamada dele é: Recognize all contributors, not just the ones who push code.

kentcdodds all-contributors github repo GitHub repo: https://github.com/kentcdodds/all-contributors

A ideia principal dele é criar um arquivo manifesto, .all-contributorsrc, que ficaria dentro de cada repositório público com toda a informação de todos os contribuidores. Seria uma forma de padronizar tudo por meio de uma especificação. Se quiser saber mais sobre esse projeto específico, acessa lá

Considerações finais

É muito bacana saber que existem essas iniciativas de agradecer todos os contribuidores, seja os que codificam ou os que trabalham com tantas outras coisas relacionadas a projetos open source. Vale a pena conhecer mais sobre as ações e ser mais um apoiador dessas ideias!

E, como sempre, se quiser falar comigo pode usar os comentários abaixo e os contatos do RogerioPradoJ.com.

Até mais!


Este artigo foi publicado originalmente em RogerioPradoJ.com.