Atualização: Em 25/02/2016 o PHPSP fez um evento com apoio do UOL, palestrei lá de novo, e a apresentação foi gravada por inteiro!

Você pode assistir aqui:

Youtube Video: https://youtu.be/QU7Ne_-SJCc - Slides: http://www.slideshare.net/rogeriopradoj/becoming-a-contributor-open-sourcer-and-beyond-phpsp-uol


Olá, pessoal!

No dia 08 de agosto de 2014 fiz uma apresentação sobre contribuição em projetos open source, e um pouco de comunidades de desenvolvimento também, com foco naqueles softwares de código aberto que estão hospedados no GitHub.

GitHub logo Fonte da imagem: http://www.sourcinghacks.com/


Quer ler em inglês? Acesse https://rogeriopradoj.com/2015/11/04/en-becoming-a-contributor-open-sourcer-and-beyond-talk-on-tdc-2014-in-php-track/.


A palestra deu uma visão geral do assunto, em poucos minutos, mostrando que envolvimento com a comunidade e contribuição com software livre é para todo mundo, mas é um caminho que precisa ser percorrido.

Slides: https://www.slideshare.net/rogeriopradoj/becoming-a-contributor-open-sourcer-and-beyond

Esse caminho da contribuição passa por vários passos. O primeiro passo é o de Usuário, aquele onde você apenas "utiliza" os projetos e a comunidade. Depois dele tem o Espectador/Vouyer, quando você começa a se interessar pelo movimento em torno dos projetos mas ainda não tem segurança para enviar suas contribuições de forma ativa. E na hora que a coragem chega, você passa de fase e se torna um contribuidor efetivo, seja, por exemplo, mandando correções ou novas funcionalidades para um projeto, ou acertando documentação, ou respondendo perguntas de outras pessoas em lista etc., e vendo suas contribuições serem aproveitadas. É uma sensação maravilhosa quando isso acontece!

Depois de muitas contribuições para um mesmo projeto é bem possível que você seja convidado a ser um "Commiter", que é aquela pessoa que tem acesso de escrita num repositório, podendo ajudar o mantenedor/criador com a revisão de código e com o andamento futuro do software. Com certeza receber esse convite e, junto dele, uma grande dose de responsabilidade é algo indescritível de tão bom!

E vai chegar uma hora que você começará a criar os seus próprios projetos de código aberto! É bem possível que grite "Está vivo!" quanto ele estiver funcionando e publicado! Colocar "seu filho" no ar para outras pessoas utilizarem, receber contribuições e ser reconhecido por isso é bom demais, não tem preço.

E tem jeito de fazermos essa roda continuar girando? Tem jeito sim, é o "ir além"! É se envolver mais com a comunidade de todas as formas que puder. É mandar sugestões de palestras para eventos e dar as caras para palestrar. É ir em conferências, congressos e também reuniões de grupos de usuários e aproveitar tudo que é disponível (não só as palestras, mas também o networking com outros profissionais da área). É escrever em blogs para compartilhar o que você está aprendendo. É se juntar com as comunidades locais de forma presencial em sua cidade, além das online, e ajudar a organizar eventos, onde você puder.

E, mais importante do que tudo, é não perder nenhuma oportunidade de ajudar novas pessoas que queiram entrar nesse mundo sensacional das comunidades de desenvolvimento de software e open source!

Não sabe por onde começar ou precisa de uma ajuda? Sem problemas, no GitHub tem alguns projetos que contribuo além de alguns meus próprios também, acessa lá. E se quiser falar direto comigo, tranquilo também: é só ir no https://rogeriopradoj.com/about/ e escolher o melhor modo de contato, ok?

"Contribuição é um caminho. Ajude, agradeça e busque o seu." --Rogerio Prado de Jesus, 08 de agosto de 2014

Ah, o vídeo da gravação da palestra é esse aqui:

Youtube Video: https://youtu.be/Xt5JqpxvOzA

Nos vemos na próxima, com mais contribuições, certo? ;-) Até lá!


Este artigo foi publicado originalmente em RogerioPradoJ.com.