Olá, pessoal,
Hoje vamos falar sobre as listas de discussões oficiais do PHP, as famosas mailing lists do PHP.net (só como adendo, PHP.net é o site da linguagem que hospeda também muitos projetos relacionados, como os conhecidos PEAR.php.net e PECL.php.net, o repositório GIT.php.net, até o muitas vezes desconhecido PEOPLE.php.net. Para conhecer mais, use a WIKI.php.net).
Para que servem as mailing lists?
As listas de discussão são onde conseguimos ter as informações mais recentes, interessantes muitas vezes, e provavelmente inéditas sobre vários assuntos.
É bem possível se manter bem informado sobre o andamento do ecossistema PHP por uma série de lugares: sites e blogs especializados, livros, encontros de comunidades (já conhece o PHPSP? :-) :-) :-) )… O próprio GitHub (php/php-src) é uma ótima fonte de informação hoje em dia. Mas, sem acompanhar as listas de discussão, perde-se um pouco do potencial que temos à nossa disposição.
Você já deve ter escutado algo do tipo:
…O pessoal no Internals está discutindo chamar a próxima versão da linguagem de XYZ, mas Joãozinho não aceitou por causa disso e daquilo outro…
No começo deve ter ficado “boiando”, e perguntou o que era aquele Internals, descobrindo que era uma mailing list/lista de discussão. Mas só saber o nome da lista não adianta muito, se você não conseguir assiná-la, não é mesmo?
Eu tive problema parecido. Foi quando estava começando a buscar mais informações sobre como trabalhar na tradução do manual do PHP para pt-BR, no PHPSP+Docs #1 de 11/2013. O fera Klaus Silveira me indicou o caminho descrito na wiki dos esforços da tradução, que era assim:
…Toda a comunicação entre os tradutores deve ser feita através da lista de email oficial… ([email protected])
Ok, já tinha até o “nome completo” da lista, mas ainda não sabia como assiná-la! Por que será que era tão difícil?!?!
Um pouco diferente do que fazemos Yahoo e Google Groups
Lembro que na época da faculdade era comum participar de listas de distribuição internas dos grupos da sala. As primeiras, feitas no Yahoo Grupos, e com o tempo, as coisas começando a migrar para o Google Groups. Hoje ainda participo de uma série por lá, como o PHP Brasil Comunidades e o php-build developers, e nunca tive dificuldade para assinar nenhuma das listas. O passo era:
- criar uma conta Yahoo/Google
- acessar o site do grupo
- clicar no botão registrar/assinar/entrar
- e ser feliz!
Além do mais a lista nesses casos sempre tinha uma página web específica, onde quem não tinha assinado podia ver online as discussões, e quem já estava cadastrado podia editar suas opções de recebimento (quantidade de e-mails diários a receber, descadastramento etc.). E o pior que esse fluxo funcionava para qualquer lista! E, com certeza, esse foi o problema!
Numa palestra que assisti sobre Agile, ministrada pelo Juan Bernabó, da Germinadora, ele dizia que aprender era fácil quando conseguimos desaprender antes, o que é difícil. Eu demorei muito mais para achar o formato de assinatura para as mailing lists do PHP.net porque eu demorei para “desaprender” o jeito Yahoo/Google. E não é que o jeito PHP.net é fácil também! Só é diferente! Vamos lá então ver como fazer.
Interface web das listas de discussão
Primeiro você tem que achar qual é a lista de seu interesse. Em http://news.php.net/ estão listadas todas as opções. É só clicar sobre o link referente à lista que você escolher e navegar por ela. Bem simples.
Quer umas dicas para começar?
- doc-pt-br, tradução para português do manual da linguagem: http://news.php.net/php.doc.pt-br
- phpdoc, manual da linguagem em inglês: http://news.php.net/php.doc
- php-internals, onde acontecem as grandes discussões sobre a linguagem: http://news.php.net/php.internals
Passos para assinar uma lista de discussão PHP.net
Assinar listas principais com botão Subscribe
Você pode acessar a página http://php.net/mailing-lists.php que te dá uma introdução sobre o funcionamento das listas, mostra as principais delas (o índice completo está em http://news.php.net/), e permite que se assine por lá.
Exemplo de assinatura da lista Internals:
selecione/marque o radio button Normal em Internal List
digite seu e-mail no campo Email
clique no botão Subscribe
Pronto. No fim, você vai receber um e-mail automático, para confirmar a assinatura é só responder a mensagem.
Assinar listas sem botão de Subscribe
Infelizmente, nem todas as listas estão lá naquele endereço, e é necessário trabalhar um pouquinho mais para começar a receber as discussões em sua caixa postal. Mas não é nada impossível, existem comandos que permitem gerenciar suas assinaturas sem nem precisar de interface web. E, o melhor, funcionam para qualquer tipo, tanto as principais quanto as outras.
O sistema de listas de distribuição que o PHP.net utiliza é o ezmlm-idx, cujo manual de utilização está disponível no endereço http://untroubled.org/ezmlm/ezman/ezman1.html. Então, se quiser ir mais a fundo, é só RTFM! Mas é lógico que vou colocar aqui os comandos mais básicos e úteis para o nosso caso.
Para ver todos os possíveis comandos sobre uma lista, é só mandar um e-mail para:
nomedalista**-help**@lists.php.net
Percebeu ali o -help (hífen help) antes da arroba (@)? Se você souber o nome da lista (sugiro usar como base o http://news.php.net/ para pegar o nome), é só mandar um email para lá (não precisa ter assunto nem corpo de texto) que você receberá de volta as instruções.
Agora, para assinar uma lista, é o -subscribe (hífen subscribe) que você usará:
nomedalista**-subscribe**@lists.php.net
E, para cancelar a assinatura, -unsubscribe (hífen unsubscribe):
nomedalista**-unsubscribe**@lists.php.net
Como nos inscreveríamos então na lista doc-pt-br, onde rolam as discussões sobre a tradução para português (pt-BR) do manual da linguagem?
É só mandar um e-mail para:
E se quisesse cancelar a assinatura?
E-mail para [email protected].
Quer mais informações: http://php.net/manual/en/faq.mailinglist.php
Considerações finais
As listas de discussão oficiais, as famosas mailing lists do PHP.net são um ótimo lugar para acompanhar informação privilegiada e muitas vezes passam despercebidas por muitos desenvolvedores. Nesse artigo aprendemos a localizá-las, acessá-las via interface web, e também a como assiná-las para recebimento no seu próprio e-mail.
Foquei bastante na lista doc-pt-br, pois a tradução de documentações é um dos meus maiores focos no mundo open source. A tradução do manual do PHP para português é um projeto que estou bastante envolvido no momento, que precisa de bastante ajuda da comunidade.
Se quiser saber mais, pode acessar a lista, a wiki e também ficar de olho em #PHPTranslationFestBrasil2014 no Twitter e nesta issue do PHPSP, que mais novidades serão divulgadas por lá!
Como sempre, fiquem à vontade para perguntar e discutir nos comentários, ou em qualquer lugar da internet, sou o @RogerioPradoJ.
Até mais!
Referências
—
Este artigo foi publicado originalmente em RogerioPradoJ.com.



