#30contribs
#30contribs

Olá! Hoje, dia 24 de junho de 2015 é um dia especial, pelo menos para mim :-) : cheguei nos 30! E como é meu aniversário, quero pedir um presente. Na verdade, um monte de presentes!!!

#30contribs 

Eu quero ver muitos Pull Requests e contribuições para projetos open source e da comunidade! #30contribs

Minha ideia surgiu do projeto http://24pullrequests.com/ que, sempre no fim de cada ano, incentiva a ajuda para projetos open source. E também do saudoso Sou PHPSP e Contribuo, que em 2011 fez bastante gente começar nesse mundo das contribuições! E também de uma ideia que eu tive (mas não tinha colocado em prática) na apresentação que fiz no TDC 2014: Becoming a Contributor, Open Sourcer and Beyond.

O #30contribs não tem um site específico (ainda ;-) ) e nem a ideia de distribuir prêmios com base nas contribuições. É só contribuir! E colocar a hashtag #30contribs ! Mande o máximo que você puder! Só consegue uma contribuição? Tudo bem! Consegue várias? Melhor ainda! Não consegue nenhuma, mas vai correr atrás para conseguir daqui a pouco? Maravilha!

Ah, se quiser me mencionar (não precisa, mas ia ser bem legal), sou o @rogeriopradoj em quase todo lugar. Então, é só escrever, depois do texto do seu commit (ou pull request, ou issue, ou mensagem no Twitter, ou no Facebook etc): "Essa contribuição é um presente #30contribs para o @rogeriopradoj". Ou algo assim!

E onde eu posso contribuir?

Se você já costuma contribuir para algum projeto, continue! Mantenha essa boa prática! Se você tem algum projeto que sempre quis contribuir, mas ainda não tinha dado o primeiro passo, que tal começar agora com esse empurrãozinho? Ou se você ainda não tem ideia nenhuma, não deixe que algum medo ou "vergonha" do seu código te impeça de começar! Tenho certeza que você se surpreenderá quando começar a contribuir. Tem sempre espaço para mais ajuda, mesmo pequenas contribuições são válidas! Além disso, a maioria do pessoal está disposta a ajudar quem está começando!

Quero sugestões de onde posso começar a contribuir!

Quer ajuda para saber por onde começar? Posso sugerir alguns lugares que conheço!

Que tal os projetos do PHPSP? Hoje, sou um dos evangelistas desse grupo e ajudo a organizar alguns eventos da comunidade. Tem uma série de projetos que precisam de ajuda sob o chapéu do grupo, então acesse lá: https://github.com/PHPSP. Ah, todos são bem-vindos a fazer parte do PHPSP!

E que tal o Saia de Casa!? Projeto que comecei com o William Espindola há alguns anos, o Saia de Casa! é uma agenda colaborativa de eventos para desenvolvedores mantida por desenvolvedores! Acesse lá: https://github.com/saiadecasa/saiadecasa.github.io

E que tal o #VagrantSP ou o https://github.com/FriendsOfVagrant? Muitos sabem que sou um entusiasta da ferramenta Vagrant já faz tempo!. O FriendsOfVagrant foi onde comecei a contribuir com a documentação em português no passado. Agitar um grupo de usuários em São Paulo era questão de tempo, foi aí que foi criado o Meetup Vagrant-Sao-Paulo (valeu Paulo Rezende por me apoiar também nessa empreitada)! Quer ajudar no GitHub: https://github.com/FriendsOfVagranthttps://github.com/vagrantsp/

E que tal o PHP-Build? Um projeto muito bacana de um austríaco (o Christoph Hochstrasser, @CHH), que serve para compilar o PHP em várias versões diferentes, em paralelo, na mesma máquina! Funciona muito bem em Linux, e também no Mac OS X. E até no Windows, se você usar algo como Vagrant ou Docker! Não conhece o PHP-Build e quer usar? Sugiro: https://php-build.github.io/https://github.com/rogeriopradoj/phpenv-installer http://rogeriopradoj.com/2012/11/20/como-atualizar-a-versao-do-php-no-mac-osx-mountain-lion/. Para ajudar nos repositórios: https://github.com/php-buildhttps://github.com/php-build/php-build/wiki/phpenv%20tools.

E que tal me ajudar em alguns pacotes PHP e FrontEnd/JavaScript que estão disponíveis no Packagist e no Bower? Acessa lá: https://packagist.org/packages/rogeriopradoj/http://bower.io/search/?q=rogeriopradoj.

Caramba, já sugeri aí em cima um monte de projetos, e tem mais um monte que gostaria de colocar! Se quiser mais ideias, dêem uma olhada no meu GitHub: https://github.com/rogeriopradoj. Mas, de novo, essas são apenas sugestões, então, não importa para onde: o mais importante é que você faça mais contribuições!

Para não esquecer, #30contribs 

É isso aí, #30contribs ! Precisando de ajuda, é só chamar! E feliz aniversário! :-)


Este artigo foi publicado originalmente em RogerioPradoJ.com.